SER EMPREENDEDOR ? Por que partir para um negócio próprio?

“A decisão de empreender envolve uma série de riscos, é um desafio muito grande. Porém, fazer o que gosta diminui a taxa de insucesso. O dinheiro tem que ser resultado de um bom trabalho, e não a motivação para empreender”.  – Cinthya Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper.

figura 1

Não existe fórmula perfeita quando o tema é abrir o próprio negócio.

Mas algumas fases precisam e devem ser seguidas para que se tenha êxito. É natural sentir-se inseguro, pois todo e qualquer negócio implica em assumir riscos e esses podem vir a ser de grandes dimensões.

É necessário analisar as condições profissionais e pessoais com muita parcimônia, pois empreender exigirá de você múltiplas habilidades, mudando com certeza sua rotina, seus aspectos profissionais e de gestão e até mesmo seu bolso.

Muitos empreendedores quando questionados a respeito do motivo que os levou a empreender citaram da carência a determinado nicho de mercado, a possibilidade de criar algo novo, inovador, por fuga do mercado de trabalho formal.

Pelo desejo de não ser mais empregado e até mesmo por recolocação profissional.

O que sabemos é que independentemente da motivação é necessário gerar e manter um negócio com equilíbrio e saúde financeira, mas para que isso ocorra alguns requisitos são imprescindíveis:

figura 2

#Conhecimento naquilo que deseja gerir:

Grande parte dos empresários nunca trabalhou ou tiveram qualquer envolvimento com a área que deseja atuar e isso aumenta consideravelmente o risco de fechar as portas cedo demais.

Assim o empreendedor não pode mensurar perdas, gera retrabalho e aumenta riscos.

Fique Atualizado!

>

#Visão Estratégica:

figura 3

Essa é uma habilidade importantíssima, é a capacidade de enxergar os negócios como um todo, de fora, de forma que podemos até dizer “militar”, onde cada passo é calculado.

Onde você analisa todos os pontos positivos e negativos e as consequências de cada ação com vistas ao futuro de curto, médio e longo prazo.

# Recursos financeiros:

figura 4

Os empreendedores precisam antes de abrir um negocio, da elaboração de um plano, plano este que contará com todos as necessidades para abertura do negócio.

Os custos de cada etapa e os recursos financeiros necessários para sobrevivência do negócio até que o mesmo comece a gerar lucro, o tão conhecido CAPITAL DE GIRO.

Que apesar de muito falado, é muito negligenciado, levando com isso que muitos empreendedores estrangulem antes do primeiro ano.

# Equipamentos e Pessoal:

figura 5

Por menor que seja o negócio, o empreendedor precisa de estrutura.

Muitos perdem vendas, pois não mensuram a capacidade de produção x expectativa de faturamento e consequentemente podem vir a gastar mais e perder mais, isso é um desafio constante.

Ter uma equipe ajustada, mesmo que pequena de um ou duas pessoas é importante.

Um exemplo pense como é inconveniente chegar numa padaria, cansado e com fome, passar 15 min na fila do caixa e depois mais 10 min para retirar o pão?

A fome cansa de esperar e muitas vezes partimos para o concorrente que possui um atendente a mais que você.

Portanto calcular escala de trabalho x pico de atendimento x custos de pessoal x volume de faturamento é essencial para oferecer a seu cliente o diferencial em atendimento, consequentemente se destacando do mercado.

Por fim, comece pequeno, analise todos os dados que possuir, modele sei negocio, avalie seus resultados, erre e recomece rápido e assim crescerá de forma consistente e com possibilidades de manter seu empreendimento de forma duradoura.

E lembre-se sempre: Desistir não faz parte do dicionário do Empreendedor!

Gostou do post ? Curta e compartilhe com os amigos! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *