QUER VIRAR EMPRESÁRIO?

Os 10 passos a serem avaliados antes de empreender

Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem”.

Nicolau Maquiavel

Abrir um negócio não é tarefa fácil. Criatividade, vontade e dinheiro são importantes, mas o essencial é planejar o percurso, montar um plano para alcançar o tão sonhado objetivo de empreender.

Então aqui vão eles:

#1 AVALIE A IDEIA:

Existe mercado para minha atuação? É preciso conhecer a lógica do negócio, nem sempre grandes ideias saem do papel para se tornar um negócio viável por isso pense, repense, pesquise e estude o mercado.

Assim você chegará no melhor modelo para tirar seu sonho do papel.

ideia

# 2 NÃO SEJA MAIS UM:

Mesmo que sua ideia seja inovadora, a melhor de todas para você, considere que a partir do momento que aparecer no mercado, outros tantos copiarão e será necessário um incrível esforço criativo para não ser mais um na multidão. S

e fazendo presente e trazendo novidades constantes.

# 3 TENHA UM MAPA:

Organize seu negocio por um plano, um mapa estratégico, qualquer coisa que lhe auxilie a validar seu projeto, estudando as etapas importantes daquilo que está a nascer.

mapa# 4 TEMPO DE MERCADO:

O tempo pode ser amigo ou inimigo do seu negocio. Sendo rápido demais pode queimar etapas que lá na frente se apresentarão como obstáculos. Se for muito lento, outro empreendedor pode correr na frente e faturar parte do bolo que poderia ser seu.

# 5 FAÇA O QUE GOSTA:

Goste do faz, ou faça o que gosta, utilize seu tempo criativo naquilo que te satisfaz profissionalmente, que te faz bem. Nada melhor do que acordar com disposição e desejo de fazer bem o que gosta. Pense em servir, tenha um proposito, transmita isso em tudo que faz. Empreendedores somente focados em lucro têm mais chances de naufragar.

#6 AVALIE FRANQUEZAS E FORÇAS:

Você nunca será 100% em tudo que faz. Identifique os pontos de melhoria, busque apoio de outros e se apoie no ditado: “Eu não sei, mas seiquem sabe”. Relacione-se e ganhará tempo, dinheiro e parceiros.

# 7 BUSQUE CONSELHEIROS:

Às vezes empreender é muito solitário e decidir sozinho mais difícil ainda. As pessoas que lhe rodeiam podem enxergar de fora e às vezes poderão indicar boas saídas, manter mentores por perto é sempre a certeza de ouvir outra opinião.

IMAGEM 01# 8 AVALIE SUAS MÉTRICAS:

Meça tudo, pois aquilo que não podemos avaliar, consequentemente não pode melhorar. Defina suas métricas e indicadores, acompanhe de perto e estabeleça relevância.

# 9 RESPEITO DOS CICLOS:  

Cada negocio trabalha num ritmo e velocidade diferentes. Começar rápido demais pode levá-lo à quebra e devagar não quer dizer que deva desistir do seu sonho.

# 10 CUIDADO COM O MERCADO ESCOLHIDO:

Atenção aos mercados em declínio busque áreas que estejam crescendo e com menor concorrência. Áreas em declínio não têm clientes, assim como concorrer com predadores, não é uma boa opção.

E compreenda que aprender todo o tempo é a melhor forma de ganhar, assim você poderá desenvolver pessoas, ter um time competente e engajado, aumentando suas chances de sucesso!

Gostou do artigo ? Curta, compartilhe e deixe a sua opinião abaixo! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *